126 anos da descoberta dos Raios X

Você sabe quando e como foram descobertos os raios X ?

Na noite de 08 de Novembro de 1895, na cidade de Wurzburg, Bavaria, o professor de física Alemão Dr. Wihelm Conrad Röntgen (1845-1923)  descobriu acidentalmente em seu laboratório misteriosos raios “invísiveis’, gerados em um experimento com tubos de raios catódicos.

Ele observou que quando acionava o experimento, o tubo de raios catódicos emitia um brilho fluorecente.  Ele então cobriu o tubo com grosso papel escuro.

Em uma mesa próxima ao experimento, afastado alguns centímetros, haviam alguns tubos de ensaios com substâncias químicas e ele notou um fraca luz verde brilhando naqueles tubos de ensaios.

Dr. Rontgen observou que ali havia um novo tipo de energia sendo emitido pelo experimento.

O novo tipo de energia havia atravessado o papel escuro e interagido com as substancias ali próximas, fazendo-as brilhar.

Em seguida, realizando mais experimentos, descobriu que os novos raios de energia atravessavam a maioria dos materiais em seu laboratório, projetando sombras em objetos mais densos.

Dessa forma, notou que os raios atravessavam a pele facilmente, mas não ossos e metais.

Um dos primeiros experimentos de Dr.Röntgen foi realizado com o auxílio de sua esposa, Anna Bertha L. Röntgen, gerando a radiografia da mão dela. Essa é considerada a primeira radiografia medicinal .

Veja a imagem do radiografia, ‘Hand mit Ringen’  que traduzido do alemão significa ‘Mão com Anel’,  no caso o anel de casamento de Bertha.

Créditos: As imagens que ilustram a capa e a radiografia abaixo foram extraídas do website memorial Roentgen, acessível no seguinte endereço   https://wilhelmconradroentgen.de/en/about-roentgen

Hand mit Ringen

Gostou do post? Você já sabia dessa curiosidade? Deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe pelo FORMULÁRIO